5 dicas para você se tornar um profissional de eventos de sucesso



Até pouco tempo atrás, mesmo em grandes empresas, o profissional de eventos era aquele que precisava ter múltiplas habilidades, entender sobre hospitalidade, especificações técnicas sobre montagem de salas, garantir a pontualidade e ser um elo com a cadeia de fornecimento dos serviços para um evento impecável.


Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada por eventos, desde muito cedo, já no início da minha carreira eu me encantei com esse mundo, mas sempre mantive meus pés bem firmes no chão, nunca acreditei que eventos é somente glamour, como muita gente acha.


Eu sempre soube que entregar a parte “eventística” dos eventos, ou seja, a execução primorosa na montagem de salas, logística de viagens perfeita, cenografia impactante, A&B assertivos, era o mínimo que esperavam de mim e da minha equipe. Tenho recordações maravilhosas de sucesso e também de muito suor e perrengues vividos em congressos: estandes, simpósios e também em eventos proprietários onde estive à frente da organização.


Acumular tantos anos de carreira me permitiu incontáveis experiências mas também o privilégio de acompanhar a curva crescente de conhecimento que os Profissionais de Eventos ou Meeting Planners, passaram a necessitar para se desenvolver em suas carreiras com sucesso e positiva ascensão profissional. Desenvolver o olhar estratégico é a principal delas.


No meu caso, que sempre tive o tal olhar estratégico desde o primeiro evento que participei, e observando colegas que encaram a profissão com o mesmo olhar que eu, é impossível não destacar o quanto todos nós temos agregado valor e contribuição na geração de demanda das organizações que representamos através dos eventos que entregamos com excelência e planejamento.


Mas afinal, o que é o pensar estrategicamente?


Certamente na literatura haverá linhas de pensamento sobre o tema, mas aqui vou trazer um pouco da minha vivência sobre o assunto tendo os eventos como plano de fundo: Pensar estrategicamente é fazer uma pausa, respirar, olhar ao redor, sair do piloto automático e canalizar toda a energia para avaliar o momento presente da sua empresa e vislumbrar como contribuir com os negócios da organização através da realização de eventos. É sair de forma consciente das questões táticas e operacionais e olhar de fora, por um ângulo novo, aberto e imparcial. É definir em parceria com marketing e demais áreas relacionadas à geração de demanda, qual objetivo se quer atingir com o investimento, quem e como se quer impactar o “prospect”, fazendo dele um cliente!


Como num jogo de xadrez, você precisa conhecer as regras, possibilidades, pontos fortes e fracos do seu oponente, desafios e oportunidades para que você vislumbre suas jogadas e também o contra-ataque antes mesmo de tocar na sua peça no tabuleiro.


Além disso, conhecer o cliente e suas expectativas é fundamental, sem esquecer de analisar o mercado e a participação de sua empresa nele, o tal do "market share” e com tudo isso na mesa definir a estratégia do evento.


Se você ainda não foi desafiado a pensar estrategicamente seus eventos, prepare-se porque em breve você o será! Não há mais espaço para “Meeting Planners” que sejam excelentes somente do “eventístico”.


Para te ajudar nesta virada de chave, vou te dar 5 dicas que, além de te ajudar a pensar estrategicamente também irão te ajudar no desenvolvimento de sua carreira como profissional de eventos de sucesso:


  1. Você não precisa ser o gerente da área de eventos, nem o CEO da empresa para se desafiar e pensar estrategicamente. Esse é um exercício que precisa ser feito e praticado diariamente. Eu não conheço nenhum gerente que começou a exercitar o mindset estratégico somente quando foi promovido, mas sim profissionais que já exercitavam o olhar estratégico continuamente e isso os fez se destacar. O pensamento estratégico faz parte dos comportamentos, habilidades e atitudes essenciais ao crescimento na carreira de qualquer profissional;

  2. Comece prestando atenção ao que está acontecendo ao seu redor e dentro de sua organização. Como organizador de eventos você já tem competências que te proporcionam visão 360o, explore essa habilidade prestando ainda mais atenção nos movimentos internos e externos, a fim de entender como isso afeta sua organização e seu trabalho. Descubra o que você pode fazer a respeito de maneira pró ativa, treine o olhar para observar problemas e oportunidades por outra perspectiva e assim planejar um plano de ação.

  3. Nosso papel mudou: sejamos mais parceiros e conselheiros. Protagonismo e autoempoderamento são as palavras do momento. Ninguém sabe mais do seu trabalho do que você. Precisamos entender os desafios e nos posicionar para sermos vistos e considerados nas tomadas de decisões. Vamos ajudar nossas organizações a entender como o ambiente e as condições atuais estão afetando nossos negócios, nossos stakeholders e nosso mercado. Por isso, perseguir o desenvolvimento contínuo e estar conectado com colegas do mercado é fundamental.

  4. Um profissional estratégico de sucesso é aquele que procura entender as necessidades e o propósito/intenção do evento e também dos stakeholders (contratantes e convidados) para que eles possam se comunicar adequadamente com toda a cadeia, seja internamente com seus colegas do time de marketing, seja com os fornecedores ou órgãos de classe/sociedades. Nós, Meeting Planners, somos um elo de extrema importância na cadeia produtiva, conectamos C-Level das nossas empresas com fornecedores de todos os níveis. Nesse movimento, em que todos estão em busca de relações ganha-ganha, o profissional de eventos é aquele que está preenchendo as lacunas de comunicação e entendimento de expectativas entre as empresas. Valorize e reafirme a importância desse papel. Isso é ser GESTOR!

  5. Invista em seu desenvolvimento sempre! Reserve um tempo para se dedicar exclusivamente ao seu crescimento profissional e se tornar um profissional de eventos cada vez melhor. Você pode fazer isso de diversas formas: acompanhando as mídias especializadas, buscando cursos online em gestão de eventos e participando de eventos do trade, felizmente hoje temos acesso a muito conteúdo gratuito de ótima qualidade, mas cuidado, é preciso garimpar neste grande universo que é a internet para otimizar seu tempo.


Espero que você tenha gostado dessas dicas e se você está buscando seu desenvolvimento profissional e também quer exercitar sua capacidade de pensar estrategicamente deixo aqui uma dica adicional:


Conheça os cursos online que a Evento Único disponibiliza para Gestores e Profissionais de Eventos e Marketing https://www.evento-unico.com/cursos-de-eventos-corporativos e saiba como melhorar suas habilidades na gestão estratégica de eventos. Lá eu disponibilizo conteúdos que foram cruciais durante minha vivência corporativa e certamente também irão contribuir com a sua jornada. 😉


26 visualizações0 comentário