Engajamento de audiência é uma das tarefas do Meeting Planner pouco discutida em eventos do setor, mas de imensa relevância no sucesso dos eventos.
Afinal de que vale garantirmos a excelência na produção se não tivermos quem usufrua dela? E ter objetivos definidos para mensuração de ROI se não tivermos a quem pedir feedback?
Quando falamos de eventos de entretenimento engajar a audiência é fácil, afinal os artistas de um show ou as novidades de uma feira costumam ser motivações suficientes ao engajamento.
Mas e para nós, Meeting Planners do Corporativo, quais são as ações e as ferramentas que devemos usar para garantir o sucesso dos nossos eventos?
Em publicação patrocinada pela Glisser (https://www.glisser.com/), Paul Book (https://www.linkedin.com/in/paulcook7/), defende que os 3 pilares do engajamento são: Criatividade, Meeting Design e Tecnologia e que todos tem a mesma relevância no engajamento.
Em minha opinião, os 3 itens são importantes, mas a criatividade é fundamental, afinal precisaremos dela para definir quais tecnologias serão capazes de atrair o perfil de publico que queremos em nosso evento, valendo o mesmo para o Meeting Design.
A criatividade será ainda mais relevante se nosso público for formado basicamente por pessoas conservadoras e que esperam a boa e velha "Espinha de Peixe" como lay-out e o bom e velho "painel de discussão" como formato de exposição, pois exigirá do Meeting Planner a capacidade de "encantar" usando somente a principal competência de um Meeting Planner, a HOSPITALIDADE.
Meeting design, tecnologia, previous content, são muitos os novos recursos disponíveis ao Meeting Planner, mas chamo a atenção vocês para um item não mencionado pelo Paul, o CONTEÚDO.
Quem sai de casa para um evento sem saber o conteúdo?
Nem para ir a um show ou feira abrimos mão de saber o que nos espera por lá, certo?
Por isso, nos eventos corporativos o conteúdo é FUNDAMENTAL!
Entregar informações, depoimentos, aprendizados que agreguem valor é, na minha opinião, a maior ferramenta de engajamento que existe.
Por isso, se seu cliente não definiu palestrantes e temas mas quer que você inicie o RSVP, conte para ele que é perda de tempo e dinheiro.
Neste caso, é melhor atrasar o inicio dos convites e ao fazê-lo enviar a agenda (mesmo que seja prévia) do que iniciar convites sem ter nada a oferecer ao convidado.
Se for difícil convencê-lo pergunte se ele confirmaria a presença em um casamento se não soubesse quem são os noivos ou se iria ao cinema sem saber que filme será exibido.
Mas lembre-se, até para fazer esta pergunta é preciso usar nossa HOSPITALIDADE :).
Nós, Meeting Planners, temos a responsabilidade de enumerar os riscos aos clientes e usar de nossa expertise para fazer dos eventos ferramentas eficazes de aprendizagem, relacionamento e geração de demanda. #meetingsmeanbusiness
Comentarios