BenchMICE - Reunião Extraordinária
top of page

BenchMICE - Reunião Extraordinária

23 de março de 2020 - Mercado MICE e o COVID 19 – Como gerir a crise

 


A Evento Único, dentro de seu propósito de desenvolver o mercado de eventos e tornar os Gestores de Eventos empoderados, reconhecidos e valorizados criou em novembro de 2019 a Comunidade BenchMICE.


A Comunidade BenchMICE é um grupo fechado e exclusivo para gestores de eventos onde a troca de experiências e boas práticas estão sempre em foco.

As reuniões com frequência trimestral contam com conteúdos educacionais e rodada de mercado, espaço onde os gestores mantém discussões livres sobre suas dificuldades, desafios e necessidades com mediação de Roberta Nonis.

No ultimo dia 23 de março, diante da crise instalada no mundo e seu impacto direto no mercado de eventos tivemos um encontro extraordinário em formato web meeting.


Para que pudéssemos entender o cenário e conduzir a reunião de forma produtiva aplicamos uma pesquisa onde verificamos que:


  • 88% das empresas apenas adiaram seus eventos, foram cancelados somente participações em eventos como feiras e congressos até que as novas datas sejam definidias;

  • 72% das empresas pagaram integralmente ou mantiveram como crédito os adiantamentos realizados para os eventos que aconteceriam em março e abril;

  • 48% das empresas já negociaram ou estão negociando o pagamento de um fee mensal à suas agências durante o periodo de crise;

  • 92% das empresas já estão planejando os próximos meses, reagendando eventos, reservando espaços e contratando serviços;

  • 88% das empresas já estão utilizando formatos virtuais em seus eventos ou consideram utilizar.


Com os dados da pesquisa em mãos definimos a agenda e os tópicos que abordariamos na discussão tendo como objetivo conscientizar os gestores sobre a gravidade e riscos da crise para nosso mercado, oferecer repertório para que possam defender a cadeia produtiva dentro de suas empresas e também oferecer suporte no uso de eventos virtuais, que de opção passaram a solução de muitos casos.


Para descrever o momento atual falamos sobre a terrivel crise que acomete de Cias Aéreas e hotéis, às empresas de transfer, equipamentos e freelancers, passando pelas agências e produtoras.

Mencionamos ainda que demissões já estão acontecendo, e que se quisermos encontrar o mesmo nível de serviço que estamos acostumados na retomada dos negócios teremos que ajudar a preservar os profissionais e empresas que conhecemos e confiamos.


Na sequência chamamos a atenção dos gestores para uma responsabilidade que é deles: cuidar de seus fornecedores.


Sugerimos aos que ainda não efetuaram, que efetuem os pagamentos dos eventos não realizados em março e abril e que garantam um mínimo de remuneração a seus parceiros homologados e/ou frequentes.


Ressaltamos que, ao efetuar os pagamentos dos eventos, garantam que suas agências efetuem o repasse dos valores a cada empresa e profissional envolvido.


Recomendamos ainda que, assumam dentro de suas empresas o verdadeiro papel de um gestor, que se empoderem como especialistas, que defendam seus parceiros e assumam a responsabilidade de cuidarmos uns dos outros, afinal quando a demanda voltar serão eles, os gestores, os mais cobrados por agilidade e qualidade nas execuções, dois resultados que não se entregam sozinhos.


Por ultimo abordamos o uso dos eventos virtuais como uma forma eficaz de manter os negócios em movimento, apresentamos algumas opções de plataformas e abrimos a rodada de mercado.


Durante a rodada de mercado, o compartilhamento de informações, realizações e boas práticas aconteceu como sempre, com enorme interesse e intensa participação dos gestores.


Foram apresentados desde cases de convenções realizadas virtualmente até modelos de remuneração de agências negociados para acontecerem durante a crise.


Durante as mais de 2 horas de duração a Comunidade BenchMICE mostrou que está consciente de seu papel neste momento reconhecendo estarem no topo da cadeia geradora de negócios e portanto exercendo papel fundamental na sobrevivência de grande parte dos players do setor.


Se você é um profissional ou empresa da cadeia produtiva não tenha medo, fale com seus clientes, mostre que é preciso parceria para sobreviver ao momento e que para estar disponível e apto a atendê-lo em um futuro próximo primeiro você precisa sobreviver ao hoje.


Sabemos que ninguém faz um evento sozinho e que mudamos de lado quando menos esperamos e que o cliente de hoje pode ser o fornecedor de amanhã, por isso vamos cuidar uns dos outros e exercer a empatia em mão dupla.


O momento pede desenvolvimento e fortalecimento de nosssa coragem.


Coragem para superarmos a crise atual mas principalmente, para sairmos dela fortalecidos e capazes de promover todas as conversas difíceis e mudanças necessárias para construirmos um mercado mais justo para todos nós.


Vamos Juntos?



  • Para saber mais sobre a Comunidade BenchMICE acesse; www,evento-unico.com/benchmice







177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page