Eventos: ferramenta estratégica na educação financeira e geração de negócios
top of page

Eventos: ferramenta estratégica na educação financeira e geração de negócios

Atualizado: 29 de out. de 2021



Por Ana Soares*


Encontramos na literatura especializada diversas definições, citadas por referências na área, do que é “evento”. Estudando a idade antiga até os dias atuais, passando pela idade média, renascimento, revolução industrial, conseguimos perceber que, apesar de épocas diferentes, todos os eventos tinham em comum a necessidade de comunicar algo a um público específico. Os Jogos Olímpicos da Antiguidade, que aconteceram pela primeira vez em 776 a. C, e são considerados o primeiro evento registrado na história, tinham o objetivo de lazer e entretenimento. Na idade média e, mais fortemente no Renascimento, intensificou-se as feiras comerciais. Com a Revolução Industrial e avanço tecnológico, cresceu a necessidade de eventos técnicos, relacionados às ciências exatas, à saúde e outros segmentos. Nos dias atuais, as empresas realizam eventos como forma de divulgar produtos, vender ideias, conceitos e integrar pessoas, o famoso networking.


Apesar dessa evolução de necessidades e objetivos, desde sempre se entendeu que um evento necessita de organização, infraestrutura, logística e segurança.


Para atrair o público, em cada época usava-se de artifícios e métodos de comunicação diferenciados. Toda a evolução acompanha novas necessidades e novos caminhos para atrair o seu público tão desejado.


A XP nasceu como uma empresa de educação financeira e, como tal, reunia pessoas em torno de um objetivo educacional. Podemos considerar pequenos eventos que se multiplicaram e ganharam centenas e milhares de aprendizes ao longo dos 20 anos de existência.


Nessa longa trajetória evoluímos e em 2020, o destaque foi para os eventos através dos canais digitais.


Como uma empresa centrada no cliente, com histórico de mais de trezentos eventos em 2019, não podíamos ficar longe deste e outros importantes stakeholders.

Era fundamental encontrar um meio de proporcionar essa proximidade e assim, realizamos em torno de cem eventos diretamente de estúdios, fizemos diversos eventos de networking e experiências utilizando “control rooms” de parceiros para que pudéssemos suprir as necessidades de nossos stakeholders e de nossos clientes. E conseguimos atingir o nosso objetivo.


A realização de eventos na XP sempre foi vista como ação estratégica, com necessidade de medição de resultados, não só referentes à conversão de clientes, mas acerto de rota.

O movimento e mudança de trajeto que fomos compelidos a fazer resultou na aceleração do reconhecimento e visibilidade da área de corporate events, como uma área estratégica e fundamental para a realização dos negócios. Claro que cada área e cada empresa da XP Inc. possui a sua peculiaridade e seu canal de comunicação, que muitas vezes pode não passar por um evento. Mas é exceção em nosso universo.


Hoje, já voltando para os eventos presenciais, estamos vivenciando um novo movimento, porém considerando, sem dúvida nenhuma, os ganhos e aprendizados com os eventos digitais, principalmente quando falamos de alcance geográfico e disseminação de conteúdo. Todos aprendemos que o digital é a maior ferramenta para estreitar e derrubar fronteiras. E vamos continuar a usá-la em alguns casos de forma exclusiva e em outros, realizando eventos híbridos.


A educação financeira está no DNA da XP desde a sua fundação e nunca deixou de ser prioridade para a empresa.


O anúncio da construção da Villa XP, empreendimento que está sendo construído desde 2020 na cidade de São Roque, no interior de São Paulo, não poderia estar mais conectado com essa missão educacional.

Lá, no meio de um vale e sobre um lago, totalmente integrado à natureza, está nascendo um centro de convenções para receber mil pessoas, que poderá ser configurado de diversas formas, para a realização de eventos dedicados à troca de conhecimento e relacionamento.


A integração entre a área interna e externa permitirá a realização de eventos educacionais e culturais de maneira criativa e inovadora. No mesmo espaço teremos um estúdio no qual poderemos realizar eventos digitais com cenários diversos. O objetivo principal é levar os nossos convidados a participarem dessa experiência integrativa entre a natureza e a tecnologia. Além disso, a interação com a comunidade fará do espaço um local de eventos multiuso, incrementando a contribuição da empresa para o ecossistema.


“Um centro de convenções que nasceu com uma função estratégica desde a sua concepção, e que reforça a importância dos eventos e o compromisso da empresa de reunir pessoas com o propósito de disseminar a educação financeira.”

Se você e sua empresa ainda não abriram os olhos para o poder que a ferramenta “Evento” têm na geração de demanda, negócios, conexão de pessoas e consequentemente fortalecimento da sua marca, você precisa descobrir esse canal.


Que tal? Vamos juntxs?



*Ana Soares, é membro da Comunidade #Benchimice, possui mais de 35 anos de experiência nas áreas de marketing e eventos, tendo atuado em empresas nacionais e multinacionais como cliente e, em suas agências de marketing e eventos, como fornecedora. Atendeu clientes como Accenture, Microsoft, Samsung, MAPFRE, Oracle, Intel, Grupo Veneza, Seleon entre outras inúmeras empresas. O seu diferencial profissional é ter a visão do cliente e do fornecedor, o que facilita a compreensão dos objetivos, desejos e preocupações de ambos os lados. Na XP desde 2019, reorganizou e ressignificou a área de eventos e, junto com o seu time, com o objetivo de manter a empresa próxima de seus clientes, reinventou a forma de realizar eventos durante a pandemia, transformado a empresa numa das primeiras a produzir eventos online e ao vivo. Em 2020, foram realizados 100 eventos online, direto de estúdios.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page