Novos desafios, habilidades e oportunidades de crescimento para os profissionais de marketing
top of page

Novos desafios, habilidades e oportunidades de crescimento para os profissionais de marketing


Olá profissionais de Eventos e de Marketing!


Como vocês já sabem, nós da Evento Único estamos sempre em busca de conteúdos e temas atuais e relevantes para nossa comunidade.


Trabalhamos para sempre propor formas de conexão e diálogo na cadeia produtiva que engloba clientes e fornecedores do setor para apoiar os Profissionais de Eventos em sua missão diária, e ainda alavancar o desenvolvimento e valorização destes profissionais.


Por isso, convidamos nosso Fernão Loureiro da Loureiro Consultores para trazer seu ponto de vista sobre os novos desafios, habilidades e oportunidades de crescimento para os profissionais de marketing que acumulam a responsabilidade de gerir os investimentos em Eventos nas suas empresas.


Fernão, profissional reconhecido e altamente experiente, utiliza sua ampla visão de mercado ao trazer sua contribuição valiosa na construção deste artigo.



Evento Único: Qual é a dor atual que os Gerentes de Marketing enfrentam em se tratando de garantir e apresentar o retorno sobre investimentos em Eventos?


FL: “Creio que a maior dor seja capturar e apresentar os dados, especialmente os relacionados a ROI. O retorno sobre a experiência do participante e a medição de impacto e engajamento nas redes sociais é até um pouco menos complexo (mas não fácil), com diversas ferramentas de monitoramento em tempo real, pesquisas NPS por SMS, etc. Mas a grande dificuldade que se coloca é: como comprovar se um determinado negócio fechado pela empresa aconteceu a partir de uma conversa que se iniciou em um evento. Missão difícil, depende muito do registro e controle das interações pelos envolvidos, nesta hora ter uma ferramenta que facilite o registro ajuda muito, pois o comprometimento da equipe de Vendas é sem dúvida um desafio.


Dica: Ofereça aos profissionais de Vendas treinamento em ROI de Eventos, evidencie a eles o quanto um registro preciso contribui na mensuração dos resultados de cada um deles, da equipe e da empresa.

  • Nós da Evento Único recebemos muitas consultas e oferecemos consultorias customizadas sobre mensuração de resultados, já que oferecemos ao mercado o único curso que aborda o tema em nosso país, o ROI aplicado a eventos corporativos. Mensurar o retorno intangível do evento como perfil de público, engajamento e satisfação, entre outros, é o caminho para o retorno financeiro. Nosso conhecimento no assunto é amplo e customizável às necessidades da empresa e ao propósito do evento. Aconselhamos aos profissionais de marketing e eventos que conheçam e apliquem a mensuração de resultados, esta prática vai mudar a forma como vocês são vistos dentro de suas corporações, acredite!


Evento Único: E quais competências/iniciativas o Gerente de Marketing atual precisa ter para se destacar em sua empresa?


FL: As mesmas que todos os demais profissionais do século XXI, as famosas soft skills, dentre as quais destaco: capacidade de se conectar rapidamente e verdadeiramente com os demais e liderar tribos que se formam e se reagrupam rapidamente; estar antenado com as trends das redes sociais (praticamente temos 3 diariamente); capacidade de focar na solução dos problemas e não em caçar responsáveis. Os Gerentes de Marketing se destacarão se souberem falar sobre geração de receitas, vendas, aumento da margem de lucro e gestão de custos diretos e indiretos, habilidades cada vez mais valorizadas para profissionais de diversas áreas (RH, TI, Compras) que até então não “tinham” que se preocupar tanto com isto. Independente da área de atuação dentro da empresa, temos que ser cada vez mais orientados para gerir pessoas, tempo, projetos e clientes.

  • Nós da Evento Único acreditamos que, em um mundo pós pandemia, carente de interação e contatos pessoais, não só os Gerentes de Marketing e Eventos, mas qualquer líder se destará se souber escutar ativamente seus liderados. Pois, por melhor que seja a estratégia, o produto e o mercado, nenhuma equipe performa bem sem engajamento pessoal, e isto só acontece quando a relação entre líder e liderados ultrapassa o âmbito das conversas profissionais.


Evento Único: E pra finalizar, qual conselho você daria para esses profissionais de marketing para que se façam estratégicos dentro de suas corporações?


FL: Se joga, mas com cuidado! Se joga no comitê de ESG, de diversidade, de finanças, de inovação. Quem é estratégico, é relevante. Só é relevante quem se atualiza. E além de se jogar, converse muito. Se apresente, se “enfie” nos assuntos sempre sendo curioso e com vontade de aprender, com postura de estudante e sendo um excelente ouvinte. Vá comendo pelas beiradas, conquistando seu espaço. Não se imponha, não atropele, não seja trator. Mas o movimento acontece na vida de quem se movimenta, então vá regando seu jardim todos os dias que a colheita vai chegar. E quando chegar, você terá conhecimento, relacionamentos e bagagem, não vai passar vergonha nem se sentir perdido. Ser estratégico é ser consultado em momentos de decisão, de escolha, de PENSAR. Faça as pessoas verem que você sabe pensar, que é sensato, equilibrado e ponderado. O mundo clama por equilíbrio, bom senso e justiça, e isso se aplica desde a sociedade até pequenas situações do nosso dia a dia pessoal e corporativo.

  • Nós da Evento Único acreditamos em protagonismo e autoempoderamento. Não espere que o empoderamento venha através de uma promoção, de um cargo maior, seja relevante em qualquer posição que você ocupa. Pessoas empoderadas são estratégicas naturalmente pois são reconhecidas como gente que faz, que toma decisões e que não se esconde diante de dificuldades. Coragem é a habilidade mais escassa no mundo corporativo e na nossa opinião a mais importante!


Você gostou desse artigo?


Deixe aqui seu comentário e compartilhe esse artigo com colegas que estão buscando oportunidades para crescer e se desenvolver em suas carreiras nas áreas de Marketing e Eventos. 😊





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page