Profissionais de Eventos: estratégicos e essenciais para definir objetivos e mensurar resultados
top of page

Profissionais de Eventos: estratégicos e essenciais para definir objetivos e mensurar resultados



Por Karla Fidelis* e Roberta Nonis


Pensando na perspectiva da jornada do consumidor, o mundo corporativo investe continuamente para vender os seus produtos, manter boa reputação na mídia e visar a melhor experiência para seus clientes.


Dessa jornada, surge a ideia de fazer um evento, apresentar o produto, expor a marca. E nem sempre, quem precisa apresentar os resultados, sabe ao certo como fazer esse processo acontecer.


O crescimento da indústria de eventos corporativos no Brasil tem alcançado a faixa de 14% ao ano, segundo informação da Associação Brasileira de Empresas e Eventos (Abeoc). A entidade acrescenta que há mais de 60 mil empresas que atuam diretamente no mercado de eventos. E que 94% delas se enquadram como micro ou pequenas.


De acordo com a revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, os gastos com eventos corporativos movimentam a média de R$ 210 bilhões ao ano*. Acrescente-se, segundo a Abeoc, que o setor de eventos ocupa o 3º lugar no ranking de motivos para estrangeiros virem ao Brasil.


Os profissionais de eventos exercem um papel crucial: é deles a responsabilidade de toda a gestão. Ele cria e desenvolve o conceito do evento, lidera um batalhão de pessoas, usa sua criatividade no planejamento de experiências e oferece soluções surpreendentes.


Diante disso trazemos uma provocação: você realmente não acredita que um profissional de eventos é estratégico?


Por mais de um ano a pandemia afetou diversos mercados e o setor de eventos foi um dos mais impactados. O isolamento social trouxe diversos desafios e os profissionais de eventos atuantes em grandes empresas precisaram buscar soluções inovadoras que mantivessem a estratégia ativa e os eventos acontecendo. E foi assim que, como em um passe de mágica, os eventos digitais, virtuais ou híbridos tomaram conta do mercado.

As soluções digitais se mostraram rentáveis, eficazes, pois esse formato gera um volume enorme de dados, proporcionando às empresas avaliarem o resultado de seus eventos, abrindo assim, o olhar para o ROI dos eventos.


Ótima notícia! O ROI é fundamental, há tempos se fala nele e já estava na hora dos profissionais de eventos do Brasil conhecerem o conceito e passarem a oferecer mais este serviço a seus stakeholders.


Ao organizar um evento, seja para compartilhar conhecimento de uma determinada área que a sua empresa domina, para apresentar um novo produto, ou para treinar sua equipe, o profissional de eventos líder do projeto tem a responsabilidade de oferecer excelência na organização, produção e logística.


Mas como estamos falando sobre ROI, na gestão moderna de eventos, cabe ao profissional de eventos mais uma função: orientar o gerente de produto, de marketing, ou qualquer outro stakeholder sobre quais KPIs devem ser definidos como meta, eleger a metodologia de coleta de dados e mensuração de resultados.


Em eventos com objetivos tangíveis como feiras, exposições, shows, onde a venda de ingressos e cotas de patrocínio são facilmente mensuráveis: basta subtrair o investimento inicial do ganho obtido e dividir o resultado pelo valor do investimento inicial.


**Livro: O valor Estratégico dos Eventos, Jack J, Phillips

No entanto, muitos eventos corporativos não se encaixam nesta fórmula, para estes é necessário aplicar o conceito ROI de Jack Phillips** para mensuração intangível de resultados.


Neste conceito, Retorno sobre a Informação (ROI), Retorno sobre o Engajamento (ROE) e Retorno sobre o objetivo (ROO) são protagonistas.


Definir KPIs sobre o quanto queremos otimizar a performance da equipe após o treinamento (retenção da informação), quantos novos negócios desejamos prospectar (retorno sobre o objetivo) e quanto queremos fortalecer nossa marca durante o evento (Retorno sobre engajamento) são os números que mostram o quanto o investimento no evento foi eficaz.


Aplicando este conceito, os profissionais de eventos corporativos deixam para trás de uma vez por todas o estigma de “fazedores de festas” e passam a trabalhar lado a lado com as áreas de negócios das empresas, formando juntos um time múltiplo e colaborativo que trabalha junto e gera crescimento à sua empresa.


Ser estratégico é também ser pró-ativo, identificar a necessidade e se antecipar à ela.

Você, profissional de eventos, já define objetivos e mensura os resultados de seus eventos?


Se sim, parabéns, você está entre a minoria!


Se não, que tal aproveitar a euforia atual e agregar mais esta entrega à seus eventos?


Vamos juntxs?




* Karla Fidelis

É membro da Comunidade #Benchmice. Jornalista de formação, planejadora de eventos por amor e mãe 24h. Acredita que oferecer uma experiência verdadeiramente única a alguém é a garantia de ser lembrado muito além das páginas de um livro ou das músicas do momento. Por isso que defende muito o Customer Experience somada ao Design de Eventos. Especialista em gamificação, customer centric, soluções, change management e comunicação organizacional. Ama viajar, adora o campo e no tempo livre dança como se não houvesse o amanhã. Topa cafés, drinks e não fazer nada sozinha ou acompanhada.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page