SEGURANÇA DO EVENTO Responsabilidade do Meeting Planner
top of page

SEGURANÇA DO EVENTO Responsabilidade do Meeting Planner

Atualizado: 2 de ago. de 2019



Que saudades desse dia em maio de 2018, dia em que tive o prazer e a alegria de conhecer pessoalmente esta figura incrível que foi Ricardo Boechat.

Para mim foi apenas uma formalização, já que a anos eu o considerava um amigo íntimo, percepção que compartilhei com ele recebendo de volta um sorridente "muito obrigado"!


Por sorte e merecimento, nosso e dele, sua viagem à Floripa foi perfeita, tranquila, sem turbulências, atrasos e o mais importante, sem falhas técnicas e acidentes.

Sua apresentação foi ao mesmo tempo hilária, desafiadora, provocativa, inteligente e visionária. Ele previu ali quem seria nosso próximo presidente, e acertou! Sabia das coisas esse meu amigo.


Quis o destino, e o Ser maior que nos rege, que o mesmo não se repetisse em um dia ensolarado de fevereiro último, e assim perdemos o nosso Boechat.


O tema Seguro em Eventos ganhou espaço no Brasil desde o acontecimento de outra tragédia, o incêndio da Boate Kiss em 2013, mas ouso dizer que, no mundo dos eventos corporativos - MICE o assunto só ganhou a atenção necessária após o caso Boechat, visto estar ele voltando de uma convenção promovida por uma grande indústria quando o destino o levou de nós.


Tenho certeza de que vocês, Meeting Planners como eu, no exato momento da notícia, junto ao impacto da perda, imediatamente se perguntou:

Quem era a empresa contratante?

E a agência?

Será que fizeram seguro?

E por fim, pensamos..."Não queria estar no lugar deles...que alívio que não foi comigo!"


Diante deste sentimento, como Consultora Especializada em Gestão MICE e Presidente da MPI BRAZIL, me senti responsável por trazer ao mercado oportunidades de aprendizado sobre o tema e foi assim que nasceram 2 eventos onde a segurança esteve em foco.


Em abril, em comemoração ao GMID - Global Meetings Industry Day a MPI BRAZIL em parceria com a Marriott International promoveu no Renaissance São Paulo um café da manhã educacional. Neste evento os participantes tiveram informações importantes sobre as diversas modalidades de seguro, tipos de coberturas e responsabilidades através da especialista no tema Juliana Sabrina Santos, da Chubb Seguros.

Foi neste evento também que compartilhamos com os Meeting Planners presentes a informação obtida através do contato da MPI BRAZIL com o Diretor Executivo da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral) Flávio Pires, sobre o Sistema de Consulta para Contratação Segura de Táxi Aéreo (link no final da matéria), publicada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em 22/03/2019, onde o Meeting Planner encontra toda a orientação necessária para fazer uma contratação segura.

Recentemente o Flavio nos atualizou com a informação de que além do Sistema de Consulta já está disponível também um outro canal de informações, o APP VOE SEGURO (Versão IOS e Android) onde o Meeting Planner tem acesso rápido através do CNPJ quais empresas e aeronaves estão autorizadas e aptas a prestar serviço seguro de táxi-aéreo.


Em Julho, mais uma vez a MPI BRAZIL desta vez em parceira com a ALAGEV, promoveu o 1o. Encontro de Gestores de Eventos onde novamente o tema Seguro esteve em pauta. Desta vez optamos por um conteúdo mais prático, trouxemos então o Diretor da MENTOR Group e especialista Rodrigo M. Cesar que apresentou seu "E-book Seguro Mentor", um manual descomplicado de tudo que o Meeting Planner precisa saber para fazer uma contratação eficiente de seguro para seus eventos.

O conteúdo foi complementado pelo Dr. Antonio Bratefixe, Advogado Especialista em Litígios (de natureza individual e coletiva) da Có Criveli Advogados. Dr. Antonio levou aos participantes informações fundamentais sobre Responsabilidade Civil, Riscos Civis, Criminais, Administrativos e Trabalhistas trazendo luz à complexidade da responsabilidade do Meeting Planner e agregando conhecimento importante aos profissionais presentes.


É isso pessoal, os riscos estão ai, nossa responsabilidade é fato e a certeza que temos é que precisamos estar sempre atualizados e em constante evolução.


Como Meeting Planners nossas demandas crescem em progressão geométrica trazendo cada vez mais complexidade ao nosso dia a dia, mas trazendo também maior relevância à nossa profissão.


Meu insight final pra vocês é uma dica: saiam da mesa, façam cursos, participem de eventos, de grupos de benchmarking e de associações. Só assim você garantirá a constância da sua eficiência e estará preparado para esta e outras demandas que certamente estão por vir.


REFERÊNCIAS:


@Flavio Pires http://abag.org.br/



139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page