TAXAS em FEIRAS e EXPOSIÇÕES - HIGHLIGHTS 2o WEB MEETING
top of page

TAXAS em FEIRAS e EXPOSIÇÕES - HIGHLIGHTS 2o WEB MEETING

Atualizado: 20 de nov. de 2020




Como tema para nossa 2o. Web Meeting escolhemos Taxas em Feiras e Exposições.

Não é de hoje que este assunto causa polêmica, empresas expositoras de todos os segmentos questionam as altas taxas cobradas em serviços fundamentais à operação de stands nas exposições como energia, buffets, segurança, limpeza e até mesmo estacionamento.

Para garantir espaço a todas as perspectivas de mercado convidamos Meeting Planners representantes de empresas expositoras, gestores de empresas organizadoras de feiras e congressos, gestores de sociedades médicas bem como representantes de Centro de Exposições.

Apesar deste cuidado, os profissionais que atenderam ao nosso convite representam em sua maioria empresas clientes/expositores: Amanda Lahmann da BIOLAB, Fábia Tanabe da Huesker e Silvio Vidoto da Unify.

Para dar voz aos Centros de Exposições contamos com Fernanda Girotto do EXPO Center Norte e por parte das organizadoras/sociedades médicas nenhuma empresa/instituição pode atender ao convite. Uma pena!

Este cenário, com maioria de clientes, produziu mais perguntas que respostas, porém entendemos que o registro e divulgação do conteúdo produzido é fundamental para que o mercado possa analisar e avaliar os pontos levantados.

Amanda Lahmann - Gerente Executiva de Comunicação e Eventos da BIOLAB inicia sua participação mencionando o cenário atual da indústria Farma, onde os medicamentos "Blockbusters" já estão consolidados no mercado ocasionando consideráveis reduções de verbas. Segundo Amanda as altas taxas cobradas nos congressos impactam diretamente os investimentos em eventos.

"As taxas cobradas no Brasil em Congressos Médicos são abusivas, já cheguei a pagar como taxa de energia para funcionamento de nosso stand durante 3 dias de congresso valor superior à conta mensal de energia da BIOLAB, isso não faz sentido" diz Amanda.

Fabia Tanabe - Head de Eventos da Huesker, multinacional alemã fabricante de tecidos técnicos utilizados em obras de infraestrutura, concentra a maior parte de sua verba de eventos em Feiras Técnicas especializadas no setor em que atua.

Mesmo atuando em um segmento completamente diferente da Amanda, Fábia relata enfrentar as mesmas dificuldades: taxas de energia, limpeza, segurança, extintores, altíssimas, impactando seu investimento no evento.


"Temos que reduzir nossa participação em termos de tamanho de stand a fim de cobrir as taxas cobradas e entendo que a Huesker é prejudicada por isso, mas a organizadora, os visitantes da feira e o próprio desenvolvimento técnico do país também é", afirma Fabia.

Silvio Vidoto - Executivo de Marketing e Vendas da Unify, empresa desenvolvedora de sistemas de comunicação corporativa por voz e software, assim como Fábia concentra a maior parte de sua verba de eventos em Feiras Técnicas, tipo de evento mais eficaz para geração de demanda em modelos de negócios B2B.


"Recentemente participamos de uma feira em Barcelona onde no valor do m2 comercializado já estavam incluídas todas as taxas adicionais. Este modelo é transparente, evita surpresas no final e sem dúvida deveria ser utilizado como inspiração aos promotores de feiras no Brasil", diz Silvio.

Fernanda Girotto - Coordenadora da Área Comercial do EXPO Center Norte, afirma em sua participação que a redução de verbas por parte dos expositores já foi percebida pelo Center Norte e afirma que como espaço de realização também sente falta de apoio por parte das empresas organizadoras para discussão e solução do problema "taxas".

Fernanda traz a informação de que a energia é cobrada das organizadoras com base no consumo real, ou seja, medição do relógio na entrega do pavilhão ao organizador e na devolução ao final da desmontagem.

"O Centro de Exposições não participa da cobrança previa da energia, para garantir transparência o cálculo é feito com base no relógio", afirma Fernanda.

A ausência de empresas e entidades organizadoras de Congressos e Feiras na discussão deixa nossas duvidas no vácuo e sem solução, por isso abrimos espaço a você colega de mercado atuante nesta área para responder por aqui as dúvidas dos nossos clientes e registrar seu lado do negócio, afinal somos uma cadeia produtiva, precisamos uns dos outros para fortalecer ainda mais a ferramenta evento como forte gerador de demanda ajudando nosso país a crescer, gerar mais empregos e se desenvolver.

TRANSPARÊNCIA e CONFIANÇA foram palavras utilizadas por todos durante a Web Meeting.

Não é de hoje que todos sabemos que nosso mercado é carente destes 2 aspectos tão importantes ao sucesso de qualquer relação comercial.

Expositores, organizadores, centros de exposições vamos todos levar o tema para dentro de nossas empresas e para sua rede de colegas do setor, só assim conseguiremos promover a mudança que certamente fará nosso mercado MICE melhor!


Contamos com todos vocês para que a discussão continue.

Vamos juntos?


Assita o Web Meeting na íntegra:




218 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page